quarta-feira, 25 de abril de 2007

Editorial

Fala galera! Sejam bem vindos ao blog Pedal dos Lagos! Convido a todos para um pequeno tour pelo conteúdo do site, em breve teremos várias novidades.
Este é mais um blog sobre ciclismo e aventura que vem somar força a tantos outros que na web contribuem de forma efetiva para a divulgação deste esporte que tanto gostamos mais que comparado a outros mais populares em nosso pais ainda não tem a devida atenção que merece. Os obstaculos são muitos, dificuldade para conseguir patrocínio, poucas opções de locais para treino, devido à falta de segurança nas rodovias e estradas, esses problemas são velhos conhecidos de quem ainda não conseguiu abrir uma porta para este fascinante mundo do pedal. Mais estamos aí, acreditando em nossos ídolos que tem brilhado em tantas terras distantes levando o nome do Brasil ao lugar mais alto do podium no
triatlhon, ciclismo, mountain bike e outras modalidades ciclísticas e isto sim poderá impulsionar cada vez mais o ciclismo nacional na direção certa.

No Cicloturismo também começamos vislumbrar uma mudança de mentalidade e atitude nas pessoas que hoje começam a perceber que a bicicleta não é só um equipamento esportivo ou um meio de transporte, mais sim um elo entre o ser humano e a natureza, encurtando distâncias, aproximando povos, culturas, além de promover saúde e qualidade de vida sem poluir o meio ambiente.

Bem, foi dada a largada !!!!!!!, um bom pedal para todos em 2007!!!!!!!!

Texto: Getulio Silva

1º Circuito Ciclístico dos Fortes

Finalmente conseguimos realizar um antigo sonho, pedalar da Fortaleza do Gragoatá até a Fortaleza de Santa Cruz em Jurujuba, Niterói e como se não bastasse, na companhia de quase 80 ciclistas, aproveitando todo o visual paradisíaco que o trajeto oferece. Tudo isso graças a Artilharia Cordeiro de Farias (Realizador do evento), Amazonas Bike, prefeitura de Niterói, Poupex e 2ª CSM.

Segundo idealizador do projeto, o ciclista e cap. Roberto Bitencourt com quem tive o prazer de pedalar e colaborar na organização do evento, afirmou que devido ao sucesso do mesmo, haverá uma nova edição este ano, possivelmente no mês de agosto.

Texto: Getulio Silva

Pedalada entre fortalezas




















Fonte: Jornal do Brasil (Caderno Niterói)

Pedaladas em ritmo de 359 aniversário




















Fonte: Jornal do Brasil (Caderno Niterói)

terça-feira, 24 de abril de 2007

VI Trilhas & Trilhos



Veja como foi a 6ª edição do passeio
que une mountain bike e Maria Fumaça

FOTOS: Leandro Ferreira (ferreira@rac.com.br)

No domingo, dia 1º de abril, o Bikemagazine organizou a sexta edição do passeio “Trilhos & Trilhas”. Pouco mais de trinta ciclistas participaram do evento que percorreu o trajeto de 32 km por estradas de terra entre Campinas e Jaguariúna, no interior paulista.

O passeio contou com participantes de diversas cidades do Estado, entre elas Guarulhos, São Paulo, Santo André, Bragança Paulista, Jundiaí e Campinas.

Entre os participantes, o evento recebeu nove casais, uma família com quatro integrantes (de Bragança Paulista) e até mesmo um ilustre visitante de Tóquio, no Japão, Tatsuro Yamaguchi, que reside temporariamente em São Paulo.

Um belo dia ensolarado e de temperatura bastante agradável saudou aos ciclistas que se reuniram às 8h30 em Campinas para percorrer o belo caminho que atravessa a região das antigas e ricas fazendas da época áurea do café.

O percurso é relativamente fácil e foi percorrido em menos de três horas. O carro de apoio que acompanhou os bikers durante todo o trajeto, contava com água mineral à vontade, barras de cereais e uma bike de reserva.

Após o almoço, em um dos melhores restaurantes self-service de Jaguariúna, os bikers seguiram para a estação ferroviária de Jaguariúna, que foi recém restaurada e agora faz parte do roteiro cultural e turístico da cidade.

O retorno para Campinas foi no trem puxado por uma antiga locomotiva a vapor, a Maria Fumaça, que é o ponto alto de todo o passeio, com direito a muita nostalgia.

As bikes viajam com total segurança – sem danos à pintura – num carro-salão especialmente fretado para essa finalidade – enquanto que os passageiros desfrutam do conforto do carro de passageiros.

No trajeto de volta a Campinas, com 1h30 de duração, foi realizada a distribuição de brindes especiais oferecidos pela Scott (camisetas casual wear e meias femininas) e pela Bike Fan, que apoiou o evento com dois mecânicos, Ulisses Dupas e Rodolfo, além de camisetas.

A próxima do passeio será no dia 5 de agosto. As inscrições já estão abertas CLIQUE AQUI.

HISTÓRIA

Originalmente o trecho entre Campinas e Jaguariúna, atualmente com 24,5 km de trilhos, fazia parte da “Companhia Mogiana de Estradas de Ferro”, que foi fundada em 1872 e ligava Campinas – grande centro econômico da época - até a cidade de Araguari, no Sul de Minas Gerais, no final do século XIX.
A função da ferrovia era escoar a produção de café até o porto de Santos, no litoral paulista e foi construída totalmente com recursos bancados pelos Barões do Café da região.

A ferrovia operou com locomotivas a vapor até o final da década de 50 e com locomotivas a diesel até o ano de 1977, quando foi desativada. No mês de setembro daquele ano foi fundada em Campinas a ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária), que mantém a operação turística do trecho.

A ABPF mantém um oficina de restauração de locomotivas a vapor e também de vagões de passageiros junto à Estação Carlos Gomes. Parte da verba vinda da venda de bilhetes é endereçada à ABPF para a manutenção da ferrovia e restaurações. Muitas peças têm que ser confeccionadas na própria oficina da associação, outras são feitas fora.

Atualmente a ABPF conta com um acervo total de 36 locomotivas a vapor espalhadas pelo País, 14 delas em funcionamento no trecho. No Brasil há locomotivas a vapor em operação em Rio Negrinho (SC), Cruzeiro (SP), Passa Quatro (MG), Curitiba (PR) e São Lourenço (MG).

Alguns patrocinadores – públicos e privados – como a Petrobras, também auxiliam na preservação da ferrovia. Outras doações são vindas de pessoas físicas, como ex-ferroviários. A madeira utilizada como combustível das caldeiras muitas vezes são doações de empresas com sede em Jaguariúna e Campinas, como Motorola, Altana Pharma, DuPont, e o Departamento de Parques e Jardins da Prefeitura Municipal de Campinas.

No ano que vem, a ferrovia chega até a antiga Estação Jaguariúna e deverá aumentar o número de turistas. Em Campinas, há um projeto de levar os trilhos até a Lagoa do Taquaral, parque turístico da cidade.

Fonte: Bikemagazine

INTERESTADUAL - FAZENDA FOGA

Renato Seabra (foto) vence 3ª etapa
Adriana Nascimento mantém liderança

Texto e fotos: Marcos Adami

O paulista Renato Seabra, ciclista de estrada da equipe DataRo-Curitiba, conquistou no domingo, dia 15 de abril, a vitória na terceira etapa do Campeonato Interestadual de Mountain Bike. Na segunda colocação ficou o mineiro de Monte Santos de Minas radicado em São José do Rio Pardo (SP), Rubens Donizete.

A competição foi realizada na Fazenda Foga, em Itupeva, a 50 km da capital paulista, sob muito calor e céu claro. Alguns nomes fortes da elite masculina – como Vando, Odair Pereira e Marcio Ravelli – não compareceram, pois estavam no Distrito Federal para a disputa dos 70 KM de Ceilândia.

Logo nas primeiras voltas, Seabra (foto), Donizete, Thiago Aroeira e Robson Ferreira abriram uma relativa vantagem em relação aos demais competidores da elite. Henrique Avancini e o líder do campeonato, Daniel Resende, um pouco mais atrás. Avancini, campeão pan-americano Junior, competiu na categoria Elite e terminou na quinta colocação.

Na última volta, Rubens ultrapassou o mineiro Thiago Aroeira e o carioca Robson Ferreira e encostou na roda de Renato Seabra, que liderava a prova, mas teve que se contentar com a segunda colocação na prova.

Para a conquista da vitória em Itupeva, Renato Seabra pedalou uma bike holandesa da marca Koga-Miyata, que vem sendo importada para o Brasil por um empresário do interior paulista.

OS CINCO PRIMEIROS DA ELITE:

1 Renato Seabra
2 Rubens Donizette
3 Robson Ferreira
4 Thiago Aroeira
5 Henrique Avancini

FEMININO

Algumas atletas desfalcaram a categoria das meninas, como a brasiliense Julyana Machado, a mineira Erika Gramiscelli e a cearense Alziane Diógenes.

A briga pela vitória ficou por conta da paulistana Adriana Nascimento (foto) e Roberta Stopa, que duelaram até a última volta e revezaram-se na liderança da prova. Na última volta, Roberta teve sua corrente quebrada e precisou parar três vezes para reparos.

Melhor para a veterana Adriana, oito vezes campeã brasileira, que venceu mais uma e garantiu a liderança absoluta no Campeonato Interestadual.

AS CINCO PRIMEIRAS DA ELITE:

1 Adriana Nascimento
2 Roberta Stopa
3 Lorena de Oliveira
4 Luíza Cerqueira
5 Giovana Acorsi

A quarta e última etapa do Campeonato Interestadual será no dia 6 de maio, no Parque Ecológico Represa II, em Vinhedo, SP.

Fonte: Bikemagazine

Prova Audax Rio com 200 km foi atração no dia 10 de março em Niterói



Audax Rio 2007

Um dos mais tradicionais eventos de ciclismo do mundo aconteceu no Estado do Rio de Janeiro, na cidade de Niterói. O Audax Rio 2007 uma emocionante prova de longa distância (200 km) em que os atletas têm como objetivo completar a prova em menos, de 13 horas e meia.

A prova foi realizada no dia 10 de março, e a largada aconteceu na AFEA, (Associação Fluminense de Engenheiros e Arquitetos, em Itacoatiara). O trajeto incluiu as regiões de Niterói, Maricá e Saquarema, contado com a presença de atletas de varias modalidades de ciclismo vindos de Niterói, Rio de Janeiro e outras regiões do país

A prova tem apoio internacional, pois foi homologada pelo Clube Audax Parisien, fundador da modalidade na França. Assim, os atletas que completam a prova passam pelo primeiro estágio rumo à classificação para o Paris-Brest-Paris, disputadíssima prova de 1200 km, que acontece em agosto na França.

Mais informações no site oficial da prova: http://www.audaxrio.br22.com