terça-feira, 29 de maio de 2007

Resultado da Copa Niterói de Ciclismo 2007
















A Amazonas Bike parabeniza a todos os campeões da Copa Niterói de Ciclismo 2007, e agradece o apoio dos patrocinadores e a participação maciça dos atletas.

Resultado dos 5 primeiros colocados de cada categoria.

Categoria MTB

1º Claudio Roberto de Souza - 810
2º Rogério Antunes - 811
3º Wangner M. Marquês - 806
4º Elvio Siqueira B. - 812
5º Amarildo Ferreira - 801

Categoria Estreante

1º Fábio Barbosa Pinto - 709
2º Reginaldo Rangel Faustino - 720
3º Giovanni Cataldo - 713
4º Weverton de C. Belga - 704
5º Everton de Moura Santos - 700

Categoria Junior

1º Samuel Nogueira de Assis - 304
2º Cassio Gonçalves Delai - 303
3º Eduardo Ando de Toleto - 301
4º João Henrique M. Moura - 305
5º Bruno D'elia Coelho - 300

Categoria Feminino

1º Gilda Esteves - 207
2º Rita de Cassia de Medeiros - 202
3º Thanit Santos - 204
4º Therezinha Mendonça - 200
5º Tatiana V. Hemebryck - 206

Categoria Master C

1º José Carlos Marques - 605
2º Vitor Hugo Hadad Parente - 607
3º Guaracy F. Bezerra - 608
4º Pacífico Delai - 604
5º Antonio Carlos da Rocha - 600

Categoria Master B

1º Alvaro da Costa Junior - 507
2º Francisco Antonio C.G. Pinto - 506
3º Afonso Celso P. da Silva - 527
4º Carlos Henrique de Oliveira - 526
5º Claumir Carlos S. Mota - 517

Categoria Master A

1º Ricardo D. de Souza e Silva - 408
2º Claudio Roberto - 406
3º André Luis Novaes - 409
4º Raimundo N. Monteiro - 519
5º Alexandre Zerlottinni - 415

Categoria Sub 30

1º Robson Ferreira da Silva - 117
2º Fernando Padilha - 118
3º Guilherme de Oliveira Sepulveda - 106
4º Lorrant N. da Silva - 114
5º Rogério Antunes - 112

Categoria Elite

1º Fabio Lemos - 08
2º Marcelo de Oliveira - 37
3º Fabiano Mota - 18
4º Marcos M. Valinhos - 16
5º Ramon Machado - 35

Fonte: Amazonas Bike

quinta-feira, 24 de maio de 2007

Copa Niterói de Ciclismo 2007















Copa Niterói de Ciclismo 2007

Data: 27 de maio
Local: Praia de Charitas
Horário: 9:00hrs

Inscrições na Amazonas Bike:
Tel: 2622-1114
ou acesse: www.amazonasbike.com.br

Inscrições antecipadas com 30% de desconto até 25/05


Premiação

Cat. Elite

1º Lugar 600,00
2º Lugar 300,00
3º Lugar 150,00
4º Lugar 100,00
5º Lugar 50,00

Sub 30, Master A, Master B, Master C, Feminino e MTB

1º Lugar 150,00
2º Lugar 100,00
3º Lugar 50,00

Patrocínio:

Amazonas Bike - www.amazonasbike.com.br
Caloi - www.caloi.com
Pneus Levorin - www.levorin.com.br
Prefeitura de Niterói - www.niteroi.rj.gov.br

Fonte: Amazonas Bike

terça-feira, 22 de maio de 2007

Mariana Ohata vence o Campeonato Brasileiro de Sprint



Confirmando as expectativas, Mariana Ohata (Pão de Açúcar/Gol/DAMHA), com apoio da Scott, Unicep, São Carlos Clube e Smel, venceu o Campeonato Brasileiro de Sprint Triathlon realizado neste domingo em Salvador.

A triatleta foi bem superior às adversárias durante toda a prova, mantendo uma boa distância para a segunda colocada. Mariana terminou o percurso em 1h09min22s. “Agora vou para Brasília dar um abraço na minha mãe e festejar a vitória”, comemora.

Mariana retoma seus treinamentos em São Carlos e se prepara para disputar provas internacionais no Canadá e Estadas Unidos visando os Jogos Pan-americanos no Rio de Janeiro.

Veja esta e outras notícias em nosso site:
http://www.calitriathlon.com.br

Fonte: Scott News

domingo, 20 de maio de 2007

Gran Fondo Brasil






Primeira prova do gênero no País será
entre Ubatuba e Paraty em outubro

O Brasil vai sediar a primeira prova oficial de Gran Fondo. O termo italiano se refere a competições de estrada de grande distância e são bastante comuns na Europa.

Nos Estados Unidos essas provas recebem o nome de "century", pois têm a quilometragem de cerca de 100 milhas, ou 160 quilômetros.

O evento, pioneiro no Brasil, tem a chancela da Federação Paulista de Ciclismo e está marcado para o dia 22 de outubro, com largada e chegada na Avenida da Praia, em frente à pista de skate, na bela cidade de Ubatuba, no litoral norte paulista. A cronometragem da prova será eletrônica.

Serão dois percursos na BR-101. O mais curto tem 106 quilômetros (imagem acima) e vai até a divisa do estado com o Rio de Janeiro (altitude de 310 metros) e o mais longo tem 160 km (imagem abaixo) e vai até a cidade histórica de Paraty, no litoral do Rio de Janeiro, e retorna pela BR-101 até Ubatuba.

Os primeiros 20 km de competição serão totalmente planos, o que vai garantir velocidades consideráveis ao ciclista. Após esse ponto a estrada apresenta aclives e declives, com muitas curvas. O trânsito da rodovia federal estará parcialmente fechado e os organizadores recomendam atenção redobrada aos participantes, que devem se manter sempre o mais a direita possível na pista.

A organização vai oferecer aos participantes água, isotônicos, fel de carboidratos e frutas nos pontos de abastecimento que estarão localizados nos quilômetros: 25, 50, 75, 100 e 125. Além de alimentação e hidratação, os ciclistas terão a infra-estrutura de banheiros químicos na largada e áreas técnicas, ambulâncias UTI, médicos, para-médicos e enfermeiros na concentração de largada/chegada, nos PCs e ao longo o trajeto.

É proibido o ciclista receber apoio e acompanhamento durante o percurso. O suporte técnico é de responsabilidade total do ciclista, por isso é fundamental cada participante levar suas próprias ferramentas e kit de reparo de pneus.

O evento será dividido em nove categorias, de acordo com a idade do competidor, e as inscrições custam R$ 100.

Mais informações no site www.fpciclismo.org.br.

Fonte: Bikemagazine

sexta-feira, 18 de maio de 2007

Os benefícios do ciclismo para os não-atletas

foto: ricardo zinner - ativo.com

O ciclismo é um esporte que traz incontáveis benefícios ao organismo. Sua prática, diária ou não, proporciona melhora significativa nos aspectos físicos e psicológicos relacionados a cada indivíduo. Apenas com algumas semanas de prática, o ciclismo pode proporcionar uma percepção de bem-estar e satisfação.

Os ciclistas “não-atletas” ou até mesmo pessoas que possuem problemas cardíacos ou de obesidade, por exemplo, irão sentir os benefícios da pedalada com apenas algumas horas semanais de prática. Com a prática de um esporte, em especial o ciclismo, os níveis de resistência a um dado exercício aumentam significativamente proporcionando ao organismo uma maior capacidade de resistência à fadiga.

Com a prática da pedalada, em períodos de até 30 minutos, por exemplo, aumentos significativos na capacidade aeróbica já poderão ser observados após algumas semanas de treinamento. Além disso, ocorrerá também um acréscimo no metabolismo das gorduras, o que é de suma importância para a seqüência dos treinos com a bicicleta. As gorduras são facilmente alojadas em nosso organismo sendo nosso maior depósito de energia. Entretanto, para que possamos eliminar o excesso de gordura corporal, além de um bom controle nutricional, é necessário que a prática de exercícios físicos seja aumentada a fim de que com o gasto energético supere a ingestão. Sendo assim, o ciclismo pode ser adotado como uma estratégia satisfatória para redução da gordura corporal.

O ciclismo também pode trazer benefícios para as articulações, visto que este é considerado um esporte de baixo impacto. Na articulação do joelho, por exemplo, os impactos trazidos pela prática da pedalada são consideravelmente menores quanto comparados a uma caminhada ou corrida. Isso acontece devido à distribuição do peso corporal, isto é, no ciclismo o peso do corpo é distribuído em torno de 70% sobre o selim, guidão e pedais. Além disso, a pedalada proporciona uma maior lubrificação do joelho por ser este um esporte cíclico e com relativamente grande amplitude de movimento. Da mesma forma, a sobrecarga sobre os discos intervertebrais da coluna, via de regra, é em menor escala quando comparamos o ciclismo com a corrida.

O ciclismo ainda pode ser considerado como um esporte que tem a capacidade de diminuição do estresse do dia-a-dia e aumentar a qualidade de vida das pessoas. Com a sua prática ocorre à liberação de endorfina e adrenalina, o que deixa as pessoas com uma sensação de bem-estar diminuindo as tensões da vida cotidiana. Pedalar ao ar livre, por exemplo, pode se tornar um mecanismo de “fuga” e compensar as limitações trazidas pela vida diária em ambientes inadequados.

Logo, a prática do ciclismo é de total importância para a preservação e melhora das capacidades físicas de cada indivíduo. Sendo este um esporte de pouco impacto para articulações e para a coluna. Pedalar é extremamente importante para aumentar os níveis de resistência, sendo indicado para pessoas com problemas cardíacos, de obesidade, respiratórios, articulares, entre outros e pode ser praticado por todas as idades.

Equipe GEPEC
Elisandro de Assis Martins
Frederico Dagnese
Felipe P Carpes
Rodrigo R Bini
Fernando Diefenthaeler
O Grupo de Estudo e Pesquisa em Ciclismo da Universidade Federal de Santa Maria - GEPEC - foi criado em 2004 e envolve professores e alunos de graduação e pós-graduação das áreas de Educação Física e Engenharia da UFSM, UFRGS e UFSC. O grupo trabalha com base nos projetos de pesquisa e nas teses desenvolvidas pelos participantes em suas respectivas áreas. O GEPEC disponibiliza subsídios bibliográficos referentes ao ciclismo, além de prestar consultoria para atletas e técnicos, contando com apoio de diversas instituições nacionais e internacionais.

Fonte: Ativo.com

segunda-feira, 14 de maio de 2007

Desafio Serra de Campos 2007

Em 2007, a Copa VO2 Caloi de Ciclismo Amador preparou um verdadeiro circuito para os ciclistas de todo o Brasil. Ao longo do ano, serão três provas com percursos espetaculares.

A primeira etapa, que deveria acontecer em 3 de junho, foi antecipada e vai rolar nas montanhas da Serra de Campos no dia 27 de maio. A largada será em Santo Antônio do Pinhal, como ocorreu no ano passado, e o percurso segue em direção ao centro de Campos do Jordão.

O desafio dos atletas que participaram da prova em 12 de novembro de 2006 foi pedalar 47 km na Estrada Velha de Campos e domar os 14 km desse percurso de subidas ininterruptas. “Eu me dou bem com subidas. Terminei melhor do que comecei”, contou Simone Maciel, 41 anos, segundo lugar na categoria feminino do ano passado.

O percurso de 2007 será o mesmo e promete muita adrenalina entre os ciclistas. O primeiro trecho vai de Santo Antônio do Pinhal até o trevo de Monteiro Lobato/ Caçapava. O roteiro continua pela SP-050 e passa pelo bairro de São José, com cerca de 18,5 km de prova e algumas subidas. O maior desafio é o próximo trecho, o dos 14 km de montanha. Ao chegar em Campos do Jordão, o pelotão segue em direção ao Capivari, o centro efervescente da cidade.

As inscrições para o Desafio Serra de Campos já estão abertas e podem realizadas nos sites www.copavo2caloi.com.br e www.ativo.com ou pelo e-mail eventos@esferabr.com.br. A inscrição individual custa R$ 70. Assinantes da Revista VO2 pagam R$ 50.

Fonte: Revista O2

domingo, 13 de maio de 2007

Humor: 20 características de um ciclista

1. Você Participa de várias comunidades no Orkut.

2. Sua namorada(o) fala: ” Se você comprar mais uma bicicleta eu vou te deixar.” e você pensa: “Eu acho que vou sentir saudades dela!”

3. Você tem mais garrafinhas de água do que copos na sua casa.

4. Você tem mais bermudas e camisas para pedalar do que roupas para trabalhar.

5. O par de sapatos mais caro que você tem…tem taquinhos nas solas.

6. Você está andando na rua e faz sinal para que vai virar à esquerda.

7. Você vai a loja próxima a sua casa de bike.

8. Quando alguém fala de distância, você pensa imediatamente quanto tempo levaria para pedalar a mesma.

9. Você aponta e mostra os buracos no asfalto, mas você está dirigindo seu carro sozinho(a).

10. Enquanto dirige seu carro, você grita para os passageiros “cuidado carro atrás!”, quando um carro se aproxima.

11. Sua bike custa mais do que seu carro.

12. Você cumpre uma kilometragem maior na sua bike do que no seu carro.

13. Você tem um bronzeado estranho, que coincidentemente, parece com o formato das suas camisas e bermudas para pedalar.

14. Noticiário de tempo pode ser dividido em duas categorias: bom dia para pedalar e dia ruim para pedalar.

15. Você descobre que vai ser pai e a primeira coisa que você pensa é como irá programar seus treinos para evitar o divórcio e continuar sendo pai e meu filho vai ser cilcista.

16. Você gasta duas vezes mais comprando roupas para pedalar do que com roupas para trabalhar.

17. Você apresenta sintomas de abstinências se ficar fora da bike por mais de um dia.

18. Você fala com sua namorada(o) com a cara mais séria que está muito quente para ir a praia e sai para pedalar horas.

19. Você sonha em ganhar na loteria e a primeira coisa que pensa são quantas e quais bicicletas irá comprar.

20. Você fica bem humorado(a) se pedala em dias quentes. Você fica bem humorado(a) se pedala em dias frios, chuvosos, com névoa. Você fica mal humorado se não pedala !


Fonte:O Giro, Loucos Por Pedal

sábado, 5 de maio de 2007

Abertas as inscrições para o Audax 400

Estão abertas as inscrições para o Audax 400 que será realizado em Lajeado no fim de semana de 19 e 20 de maio.
Maiores informações:

http://www.audaxlajeado.blogspot.com

E no site www.pedalajeado.com.br

Fonte: Audaxlageado