domingo, 20 de maio de 2007

Gran Fondo Brasil






Primeira prova do gênero no País será
entre Ubatuba e Paraty em outubro

O Brasil vai sediar a primeira prova oficial de Gran Fondo. O termo italiano se refere a competições de estrada de grande distância e são bastante comuns na Europa.

Nos Estados Unidos essas provas recebem o nome de "century", pois têm a quilometragem de cerca de 100 milhas, ou 160 quilômetros.

O evento, pioneiro no Brasil, tem a chancela da Federação Paulista de Ciclismo e está marcado para o dia 22 de outubro, com largada e chegada na Avenida da Praia, em frente à pista de skate, na bela cidade de Ubatuba, no litoral norte paulista. A cronometragem da prova será eletrônica.

Serão dois percursos na BR-101. O mais curto tem 106 quilômetros (imagem acima) e vai até a divisa do estado com o Rio de Janeiro (altitude de 310 metros) e o mais longo tem 160 km (imagem abaixo) e vai até a cidade histórica de Paraty, no litoral do Rio de Janeiro, e retorna pela BR-101 até Ubatuba.

Os primeiros 20 km de competição serão totalmente planos, o que vai garantir velocidades consideráveis ao ciclista. Após esse ponto a estrada apresenta aclives e declives, com muitas curvas. O trânsito da rodovia federal estará parcialmente fechado e os organizadores recomendam atenção redobrada aos participantes, que devem se manter sempre o mais a direita possível na pista.

A organização vai oferecer aos participantes água, isotônicos, fel de carboidratos e frutas nos pontos de abastecimento que estarão localizados nos quilômetros: 25, 50, 75, 100 e 125. Além de alimentação e hidratação, os ciclistas terão a infra-estrutura de banheiros químicos na largada e áreas técnicas, ambulâncias UTI, médicos, para-médicos e enfermeiros na concentração de largada/chegada, nos PCs e ao longo o trajeto.

É proibido o ciclista receber apoio e acompanhamento durante o percurso. O suporte técnico é de responsabilidade total do ciclista, por isso é fundamental cada participante levar suas próprias ferramentas e kit de reparo de pneus.

O evento será dividido em nove categorias, de acordo com a idade do competidor, e as inscrições custam R$ 100.

Mais informações no site www.fpciclismo.org.br.

Fonte: Bikemagazine

Nenhum comentário: