sexta-feira, 18 de maio de 2007

Os benefícios do ciclismo para os não-atletas

foto: ricardo zinner - ativo.com

O ciclismo é um esporte que traz incontáveis benefícios ao organismo. Sua prática, diária ou não, proporciona melhora significativa nos aspectos físicos e psicológicos relacionados a cada indivíduo. Apenas com algumas semanas de prática, o ciclismo pode proporcionar uma percepção de bem-estar e satisfação.

Os ciclistas “não-atletas” ou até mesmo pessoas que possuem problemas cardíacos ou de obesidade, por exemplo, irão sentir os benefícios da pedalada com apenas algumas horas semanais de prática. Com a prática de um esporte, em especial o ciclismo, os níveis de resistência a um dado exercício aumentam significativamente proporcionando ao organismo uma maior capacidade de resistência à fadiga.

Com a prática da pedalada, em períodos de até 30 minutos, por exemplo, aumentos significativos na capacidade aeróbica já poderão ser observados após algumas semanas de treinamento. Além disso, ocorrerá também um acréscimo no metabolismo das gorduras, o que é de suma importância para a seqüência dos treinos com a bicicleta. As gorduras são facilmente alojadas em nosso organismo sendo nosso maior depósito de energia. Entretanto, para que possamos eliminar o excesso de gordura corporal, além de um bom controle nutricional, é necessário que a prática de exercícios físicos seja aumentada a fim de que com o gasto energético supere a ingestão. Sendo assim, o ciclismo pode ser adotado como uma estratégia satisfatória para redução da gordura corporal.

O ciclismo também pode trazer benefícios para as articulações, visto que este é considerado um esporte de baixo impacto. Na articulação do joelho, por exemplo, os impactos trazidos pela prática da pedalada são consideravelmente menores quanto comparados a uma caminhada ou corrida. Isso acontece devido à distribuição do peso corporal, isto é, no ciclismo o peso do corpo é distribuído em torno de 70% sobre o selim, guidão e pedais. Além disso, a pedalada proporciona uma maior lubrificação do joelho por ser este um esporte cíclico e com relativamente grande amplitude de movimento. Da mesma forma, a sobrecarga sobre os discos intervertebrais da coluna, via de regra, é em menor escala quando comparamos o ciclismo com a corrida.

O ciclismo ainda pode ser considerado como um esporte que tem a capacidade de diminuição do estresse do dia-a-dia e aumentar a qualidade de vida das pessoas. Com a sua prática ocorre à liberação de endorfina e adrenalina, o que deixa as pessoas com uma sensação de bem-estar diminuindo as tensões da vida cotidiana. Pedalar ao ar livre, por exemplo, pode se tornar um mecanismo de “fuga” e compensar as limitações trazidas pela vida diária em ambientes inadequados.

Logo, a prática do ciclismo é de total importância para a preservação e melhora das capacidades físicas de cada indivíduo. Sendo este um esporte de pouco impacto para articulações e para a coluna. Pedalar é extremamente importante para aumentar os níveis de resistência, sendo indicado para pessoas com problemas cardíacos, de obesidade, respiratórios, articulares, entre outros e pode ser praticado por todas as idades.

Equipe GEPEC
Elisandro de Assis Martins
Frederico Dagnese
Felipe P Carpes
Rodrigo R Bini
Fernando Diefenthaeler
O Grupo de Estudo e Pesquisa em Ciclismo da Universidade Federal de Santa Maria - GEPEC - foi criado em 2004 e envolve professores e alunos de graduação e pós-graduação das áreas de Educação Física e Engenharia da UFSM, UFRGS e UFSC. O grupo trabalha com base nos projetos de pesquisa e nas teses desenvolvidas pelos participantes em suas respectivas áreas. O GEPEC disponibiliza subsídios bibliográficos referentes ao ciclismo, além de prestar consultoria para atletas e técnicos, contando com apoio de diversas instituições nacionais e internacionais.

Fonte: Ativo.com

8 comentários:

Sy disse...

Olá!
Eu e meu namorado vamos começar a pedalar esta semana e eu gostaria de saber se você indica algum tipo de treinamento ou rotina para iniciantes.
Eu tenho um probleminha que quando pedalo tenho dor de ouvido por causa do vento e do aquecimento do corpo, quero ver se compro algo que ajude a bloquear este efeito para não me fazer desgostar da atividade.
Muito obrigada!
Syomara!

Ly disse...

Amei a matéria,pratico ciclismo,amo bicicleta,sou uma ciclista solitária mas feliz e muito grata à vida... pedalo duas horas e um pouco. Apredi algunhas dicas aqui,eu não tinha conhecimento,vou colocá-las em prática no meu dia a dia.
Agradeço a partilha do conhecimento o qual acrescentou-me bastante,para a prática do ciclismo. Deixo um forte e carinhoso abraço para todos. Meu carinho e gratidão.
* Liliane Souto *

housebike@hotmail.com disse...

sou praticante de ciclismo de auto redimeto e adorei toda materia ,e gostaria que pratica do ciclismo devia ser adotado (reconhecindo como fator cura de algumas doenças )quando eu pratico ciclismo estou sempre de bom hhhhhhhhhumor!!!!!!!!! isso m++uito legal!!!
Nelson jpinheiro!

Rosa disse...

ADOREI A MATERIA QUERIA MUITO ADOTAR ESTE ESPORTE O PROBLEMA E A FALTA DE TEMPO...

Dimas disse...

quero iniciar a pratica do ciclismo pois me sinto sedentario e as vezes com pouca resitencia no dia dia.Tenho uma pergunta pra vcs que estuda a pratica do ciclismo.Faz bem a hipertensos a pratica do esporte?desde ja obrigado a vcs.

Anônimo disse...

comecei a praticar ciclismo a pouco tempo, mais to com dificuldade de saber qual o tamanho da bicicleta seria ideal para o meu tamanho, sem que futuramente possa trazer complicaçoes..
Ana, tenho 1,64 de altura...

Anônimo disse...

Muito legal o artigo. Pratico o Ciclismo a 6 meses. De lá pra cá sou outra pessoa, tanto fisicamente como psicologicamente. Sou muito feliz em saber que a cada dia esta prática esportiva vem ganhando adeptos. abraço a todos.

Anônimo disse...

Sou apaixonado por bicicleta! Pedalo 03 vezes por semana, em torno de 30 km cada dia! É muito bom! Moro em uma região rural de Porto Alegre, com paisagens lindas! Um abraço para todos e gostaria de compartilhar está minha paixão! Vanderleicfernandes@hotmail.com